Próteses Dentárias
Próteses Dentárias

Medicina Dentária

Próteses Dentárias

As Próteses Dentárias são substitutos para os dentes ausentes e podem ser fixas ou removíveis.

A Prostodontia é a área da Medicina Dentária responsável pelas próteses dentárias, substituindo dentes perdidos. Estas reproduzem ao máximo a dentição natural, e têm o objetivo de restabelecer a função mastigatória, fonética e estética do paciente, para uma maior qualidade de vida.

De entre as várias opções de tratamento destacam-se as próteses removíveis ou fixas (totais ou parciais). O seu dentista irá ajudá-lo a escolher o tipo de prótese mais apropriado, dependendo do número de dentes a serem substituídos e do custo do tratamento.
Marque já a sua consulta junto dos nossos especialistas.

Próteses dentárias fixas

As Próteses dentárias fixas permitem recobrir de forma artificial um dente que está parcial ou totalmente destruído, proteger com coroas dentes desvitalizados, fraturados, ou já com grandes reconstruções e melhorar a estética, o formato ou o alinhamento dos dentes na arcada dentária. Estas são cimentadas no dente, ao contrário dos recursos móveis.

Como são feitas as coroas e pontes da prótese fixa?

Antes de se fazer uma prótese fixa, o dente deve ser reduzido de modo a que a coroa ou ponte se encaixe sobre o dente preparado. Após a redução, o dentista fará um molde. A partir deste molde, o laboratório de próteses faz a coroa ou a ponte no material e cor indicados.

Como funcionam as coroas?

  • As coroas podem ser de cerâmica ou de zircónia;
  • Cobrem inteiramente a parte bucal de um dente danificado, descolorido, deformado ou desvitalizado;
  • Substituem uma grande restauração;
  • Protegem um dente enfraquecido por fraturas;
  • Restauram um dente fraturado;
  • Conferem maior resistência e melhoram a aparência, a forma ou o alinhamento do dente na arcada;
  • Podem ser colocada sobre um implante.

Como funcionam as pontes?

As pontes preenchem o espaço onde não há dentes e podem ser cimentadas aos dentes naturais ou implantes próximos ao espaço vazio. Falhas deixadas por dentes ausentes podem fazer com que os dentes remanescentes girem ou se movam para esses espaços vazios ou causar gengivites e disfunção da articulação temporomandibular.

Quanto tempo duram as próteses fixas?

Embora possam durar uma vida inteira podem soltar-se ou cair. Para garantir a longevidade é importante manter uma higiene oral correta. Evite morder alimentos demasiado duros. A prótese pode perder o seu apoio se os dentes ou o osso que a sustenta forem danificados por doenças.

Próteses dentárias fixas
Próteses dentárias removíveis

Próteses dentárias removíveis

As próteses removíveis podem ser retiradas e recolocadas na boca. Assentam na gengiva e/ou em dentes próximos. Podem ser acrílicas ou esqueléticas e parciais ou totais. Em alguns casos estas próteses podem ser suportadas por implantes dentários. O seu fácil retirar/colocar pelo paciente, favorece a boa higiene oral.

Como funcionam as próteses removíveis?

As próteses removíveis são feitas sob medida em laboratório a partir de moldes tirados da sua boca.
Prótese total convencional
A base superior cobre todo o céu-da-boca enquanto a inferior, em forma de ferradura, deixa espaço livre para acomodar a língua. Esta prótese é colocada depois dos dentes remanescentes serem extraídos e os tecidos estarem cicatrizados.
Prótese total imediata
Instalada imediatamente após os dentes remanescentes serem removidos. Precisa de ser reajustada nos meses seguintes à sua colocação.
Prótese parcial removível
Pode ser esquelética (uma estrutura metálica que apoia nos dentes naturais) ou acrílica (uma base da cor da sua mucosa) e oferece uma alternativa móvel para os espaços sem dentes.

Quanto tempo duram as próteses removíveis?

Durante algum tempo as próteses removíveis precisam de ser reajustadas ou refeitas. Consulte o seu dentista pelo menos uma vez por ano.

Quanto tempo demora a habituação à prótese removível?

As novas próteses podem ser desconfortáveis durante algumas semanas/meses. Alimentar-se e falar com a prótese requer um pouco de prática.

Como cuidar da minha prótese removível?

  • Quando manusear a prótese coloque-a sobre uma toalha dobrada ou num recipiente com água;
  • Não deixe a prótese secar. Coloque-a numa solução de limpeza própria ou em água pura (nunca quente) quando não estiver a usá-la;
  • Escove a sua prótese diariamente para remover resíduos de alimentos e placa bacteriana;
  • Escove a sua gengiva, língua e palato antes de colocar a prótese.
  • Visite o seu dentista no caso de a prótese partir, lascar, rachar ou soltar.
Próteses dentárias fixas
Próteses dentárias removíveis

Corpo Clínico

Escolha um médico da especialidade.

Dr Carlos Rio

Dr. Carlos Rio

Especialidades:

Generalista; Prostodontia

Saber Mais Marcar Consulta