A
É uma coleção purulenta que envolve os tecidos que circundam a porção apical de um dente.
Tem por objetivo a eliminação do cimento infiltrado e a criação de uma superfície radicular lisa e dura.
Liga metálica constituída por prata, estanho, mercúrio e outros metais.
Baseia-se na infiltração de anestésicos nas proximidades da área a ser operada.
É uma substancia com capacidade de interagir com micro-organismos que causam infeções.
É uma característica biológica que antecede momentos de medo, perigo ou de tensão, caracterizada por sensações corporais, tais como uma sensação de vazio no estômago, coração acelerado, nervosismo, aperto no tórax, transpiração, etc.
Extirpamento da porção final da raiz de um dente através da gengiva e do osso, retirando ao mesmo tempo a lesão que afeta a ponta da raiz (por exemplo, um quisto).
B
É um procedimento cirúrgico no qual se colhe uma amostra de tecidos ou células para posterior estudo em laboratório.
Consiste na aplicação de um agente oxidante nos dentes, com o objetivo de os branquear sem alterar a sua estrutura básica.
Branqueamento de um dente desvitalizado; é colocado o produto de branqueamento dentro do dente.
C
O cancro oral engloba as neoplasias malignas da cavidade oral e faringe.
É uma doença infeciosa que destrói as estruturas dentárias.
Material constituído por uma matriz orgânica de resina com partículas inorgânicas que se assemelham à cor do dente.
Prótese fixa que é cimentada ou aderida a dentes ou implantes existentes para devolver estética e função à cavidade oral. É um recobrimento artificial de um dente parcial ou totalmente destruído por cárie. Pode ser também necessário proteger com coroas dentes desvitalizados, fraturados ou já com grandes reconstruções.
É um recobrimento artificial de um dente em resina, que se coloca enquanto se fabrica a coroa definitiva.
É uma coroa suportada através de um implante. Depois da colocação do implante no osso é colocada, aparafusada ou cimentada, à parte visível do dente (a coroa).
D
Área da medicina dentária que permite restaurar dentes.
Tem por objetivo a remoção da placa bacteriana e do tártaro da superfície dentária. Dependendo da localização dos depósitos pode ser realizada instrumentação infragengival.
É uma coleção purulenta que envolve os tecidos que circundam a porção apical de um dente.
É a remoção da polpa dentária, limpeza e selamento dos canais radiculares.
É um grupo de doenças metabólicas caracterizadas pelo aumento dos níveis de glicose no sangue.
São os hábitos alimentares individuais.
É o comprometimento dos tecidos de suporte dos dentes pelo processo inflamatório, que leva à reabsorção do osso que está ao redor das raízes dos dentes, diferente da gengivite em que não há alteração óssea, pois a inflamação só atinge a gengiva.
Técnica que permite a saída dos fluidos acumulados no interior do abcesso.
E
Consiste em repor osso em falta numa determinada zona do maxilar ou da mandíbula.
São métodos de retenção (pequenos parafusos) que se utilizam em dentes muito destruídos e que se colocam no canal radicular depois de ser desvitalizado.
Ato cirúrgico no qual um dente é extraído devido a anormalidade anatómica. Dá-se especialmente nos dentes do siso ou em dentes que por estarem muito cariados se fraturam no ato da extração.
Extração de “dentes de leite”.
Ato cirúrgico no qual um dente é extraído sem nenhuma complicação, ou seja, não requer cirurgia aberta.
Extração de um dente que está no interior da gengiva e do osso.
F
É um ato cirúrgico que tem como finalidade eliminar o freio (labial ou lingual) que afeta a posição dentária ou a mobilidade labial/lingual.
A colocação de flúor tópico é um método para prevenir a desmineralização e formação de cárie nos dentes. Nessa técnica, o flúor é administrado através de produtos como gel tópico, elixir bucal e pasta de dente.
G
É a inflamação das gengivas causada pela placa bacteriana.
Correção cirúrgica da gengiva.
É um aparelho que pretende aliviar a pressão entre as arcadas dentárias. Geralmente é utilizado em pacientes que “apertam” os dentes excessivamente (com bruxismo) produzindo desgastes anormais.
É uma massa de tecido de granulação localizado ao redor do ápice radicular.
H
Refere-se a qualquer inflamação do fígado. Existem várias causas de hepatite, sendo as mais conhecidas as causadas por vírus (VHA, VHB, VHC, VHD), mas podem ser também por intoxicações com álcool e outras substâncias e medicamentos tóxicos.
I
É provocada pela ausência do ponto de contacto entre dentes adjacentes e do contorno das cristas marginais.
É todo processo inflamatório no qual exista um agente infecioso, tal como vírus, bactérias, fungos, parasitas, etc..
É um pequeno parafuso de titânio que é posicionado cirurgicamente no osso maxilar abaixo da gengiva. É bem tolerado pelo organismo e exerce a função de raiz.
Restauração em cerâmica executada no laboratório e depois aderida ao dente.
M
São aparelhos que se colocam onde falta um dente decíduo perdido antecipadamente, evitando que os dentes contíguos tendam a inclinar-se, ocupando o espaço do dente permanente.
Moldeira adaptada aos dentes do doente, em acrílico mole, onde se coloca o gel de branqueamento.
O
Radiografia realizada com a placa colocada no exterior da boca, utilizando um aparelho giratório (para ortopantomografia), que permite ver claramente todos os dentes e estrutura óssea.
É uma doença que atinge os ossos. Caracteriza-se pela diminuição da quantidade de massa óssea, o que resulta em ossos ocos, finos e de extrema sensibilidade, mais sujeitos a fraturas.
P
É uma infeção contagiosa que provoca uma dilatação dolorosa das glândulas salivares.
Película pegajosa constituída de bactérias e açúcares que se forma sobre os dentes.
Prótese fixa utilizada para a substituição de um ou mais dentes inexistentes, apoiando-se em dentes vizinhos. São cimentadas definitivamente funcionando como dentes naturais.
É a prevenção do desenvolvimento de uma infeção pela administração de antibióticos.
São próteses removíveis com dentes artificiais, constituídos por uma estrutura em acrílico, que se apoia nos dentes ainda existentes, e/ou nos tecidos moles
São próteses removíveis com dentes artificiais, constituídos por uma estrutura metálica fundida que se apoia nos dentes ainda existentes.
São próteses encaixadas num sistema de ancoragem em forma de bola que está aparafusado sobre implantes.
Consiste em eliminar o nervo de dentes com mais de uma raiz.
Consiste em eliminar o nervo de dentes com uma só raiz.
R
Método de diagnóstico que permite distinguir estruturas e tecidos com propriedades diferenciadas através do uso de Raios-X.
Método de diagnóstico no qual uma a placa radiográfica se coloca no interior da boca e permite ver claramente os tecidos dentários, o osso, lesões de cárie, lesões apicais, entre outras.
Colocação de acrílico numa prótese removível que não se ajusta bem, de forma a reajustá-la.
Pode ser provisória ou definitiva, consoante o material utilizado; permite a reabilitação funcional e muitas vezes estética do dente.
Método de diagnóstico que permite distinguir estruturas e tecidos com propriedades diferenciadas através do uso de Raios-X.
Método de diagnóstico no qual uma a placa radiográfica se coloca no interior da boca e permite ver claramente os tecidos dentários, o osso, lesões de cárie, lesões apicais, entre outras.
Colocação de acrílico numa prótese removível que não se ajusta bem, de forma a reajustá-la.
Pode ser provisória ou definitiva, consoante o material utilizado; permite a reabilitação funcional e muitas vezes estética do dente.
S
Verniz protetor que se coloca na superfície dos dentes de forma a prevenir o aparecimento de lesões de cárie.
Provocado pela exposição de dentina a estímulos externos: frio, quente, doce.
É o conjunto de sintomas e infeções em seres humanos resultantes do dano específico do sistema imunológico ocasionado pelo vírus da imunodeficiência humana (VIH).
É a inflamação da mucosa do nariz e dos seios peri-nasais (cavidades situadas junto ao nariz). Quando uma pessoa se constipa ou sofre de alergia os seios peri-nasais inflamam-se, interferindo com a drenagem natural do muco, que se torna espesso e infetado, podendo simular uma dor de dentes.
T
Radiografia realizada com a placa radiográfica fora da boca e a face de perfil.