Medicina Dentária
Medicina Dentária Generalista
A consulta de Medicina Dentária Generalista dever ser feita de forma periódica, funcionando como check-up.
Medicina Dentária
A consulta de Medicina Dentária Generalista dever ser feita de forma periódica, funcionando como check-up.
A consulta de Medicina Dentária Generalista é responsável por algumas das ações clínicas mais comuns. Tratam-se de procedimentos simples que contribuem para a sua saúde oral e melhoram o aspeto dos seus dentes.
Os nossos médicos dentistas atuam no âmbito da limpeza dentária, remoção de tártaro e manchas, polimento, branqueamento, aplicação de selantes de fissuras, aplicação de flúor, entre outros. Na Clínica do Poço Novo estamos devidamente equipados e trabalhamos de forma multidisciplinar.
O branqueamento dentário é uma intervenção segura, minimamente invasiva, em que se usa um produto oxidante que permite dividir as longas cadeias de cromatóforos (pigmentos que escurecem os dentes) em cadeias pequenas que são expelidas do dente.
A alteração da cor dos dentes pode ser feita através de branqueamento dentário, facetas (lâminas de cerâmica fabricadas em laboratório que são coladas na face frontal dos dentes anteriores, após desgaste de 0,5 a 1,5 mm) ou coroas (revestimentos totais para qualquer dente, de cerâmica, fabricadas em laboratório que são cimentadas após desgaste dentário de aproximadamente 2mm).
A cor alcançada mantém-se por vários anos. Mas está dependente dos hábitos de cada um.
A destartarização é uma limpeza para remover o tártaro dos dentes. Evita doenças periodontais e inflamações nas gengivas. Deve ser feita regularmente.
A placa bacteriana é uma película constituída por restos de alimentos, saliva e bactérias que se agarram fortemente aos dentes. O tártaro forma-se quando a placa bacteriana não é completamente removida. Os minerais contidos na saliva (cálcio e fosfatos) endurecem-na, formando o tártaro, sendo uma situação comum na maioria das pessoas.
A cárie dentária é uma “doença”. Para prevenir o aparecimento de lesões de cárie deve:
A gengivite é uma inflamação causada pela placa bacteriana. A gengiva saudável é firme e não sangra. A gengiva inflamada é avermelhada, inchada e pode sangrar durante a lavagem. Esta inflamação pode avançar e atingir o osso que envolve e segura os dentes deixando-os instáveis, dando origem a uma periodontite, que é quando a gengiva se começa a soltar e retrair fazendo com que a placa bacteriana se instale em direção às raízes, fibras e osso. Os dentes ficam com mobilidade e desprotegidos podendo ter que ser removidos.
Escolha um médico da especialidade.